KaOS 2017.09
A KaOS tem o orgulho de anunciar a disponibilidade do lançamento de setembro de um novo ISO estável.
A maior mudança para anunciar é que o kernel se mudou para o conjunto de hardened patch, que fornece uma implementação aprimorada da Randomization de Layout de espaço de endereços para processos de espaço de usuários. O Linux endurecido começou após a segurança operacional já não estava disponível como uma opção de código aberto e é um complemento para o trabalho de endurecimento do kernel a montante pelo Kernel Self Protection Project. Consulte a comparação do Linux ASLR para obter mais informações.Como sempre com esta distribuição contínua, você encontrará os pacotes mais recentes para a Desktop Plasma, incluindo Frameworks 5.37.0, Plasma 5.10.5, Aplicações do KDE 17.08.0 e ainda não foram lançados os portos das Aplicações do KDE. Tudo construído no Qt 5.9.1. Novo é a adição de plugins de pré-visualização para Kate / Kwrite (também utilizável no KDevelop), que, quando ativado, transforma Kate em um editor Markdown de pleno direito.Conforme solicitado pelos usuários do KaOS, o próximo ISO também terá uma aparência personalizada para o prompt do bash. Isso também pode ser adicionado às instalaões atuais instalando powerline. O Midba Splashscreen foi reescrito. Ele agora usa vários efeitos QML em vez de apenas um.
Faz alguns anos, mas finalmente existe um aplicativo de firewall atualizado (com base em Qt5 / kf5) disponível novamente. Nomad-firewall está disponível neste ISO. Um segundo aplicativo de varredura é adicionado, Kooka (apenas portado para o kf5). Esta aplicação tem algumas opções mais do que o skanlite, por isso é bom poder adicionar uma segunda opção (Qt / kf5) para digitalização. O Krita 3.2 possui a nova opção para usar o plugin G'MIC. Para que gmic-qt seja adicionado aos repositórios. Com isso, as opções para adicionar efeitos a qualquer arte / imagem são infinitas.
Uma mudança na forma como os pacotes da impressora são embalados faz com que agora a maioria das impressoras sejam automaticamente reconhecidas e configuradas, não há mais necessidade de executar qualquer assistente de impressão. Isso conta para modo Live e sistema instalado.
Existe uma opção para verificar a autenticidade dos arquivos ISO KaOS baixados através da verificação de assinatura GPG, veja a página de download para mais detalhes e instruções.
Mesa inclui modelos experimentais de Nouveau, e os aplicativos baseados em QtWebengine e os navegadores da Web podem novamente ser usados em sistemas que executam o driver Nouveau. Isso corrige um erro de longa data que remonta a meados de 2015.
Base do sistema
As atualizações principais mais notáveis para a base do sistema são Systemd 234, Linux 4.12.10, LLVM / Clang 4.0.1, Qt 5.9.1, Mesa 17.1.8, Poppler 0.57.0, DBus 1.10.22, Porotobuf 3.4.0 , Pacotes Texlive 2017, Wayland 1.14.0 e Openjpeg 2.2.0.
Os repositórios KaOS já não fornecem o Qt 4. É um bom há três anos que o desenvolvimento do Qt 4 parou, até o final de 2015, todos os suporte incluindo correções de segurança terminaram. Qualquer aplicativo que não tenha feito a transição para o Qt 5 em todo esse tempo não pode mais ser suportado no KaOS. Ou eles realmente não são mais mantidos ou seu desenvolvimento está ignorando as implicações de construir em um possível conjunto de ferramentas inseguras.
O kernel do Linux possui todo o ucode necessário para uma atualização de microcódigo precoce totalmente automatizada.
Notas comunsA obra de arte inclui temas de ícones personalizados para temas claros e escuros. Midna e Midna Dark criam uma aparência completa unificada desde a inicialização até o fim da sessão.O KaOS usa um Assistente de Primeira Execução. Ele será executado no sistema recém-instalado e habilitará com apenas alguns cliques para ajustar o comportamento do mouse, o iniciador de menu, o tema da área de trabalho, o papel de parede usado, o esquema de cores, o estilo do widget, a decoração da janela e os desktops virtuais usados. Com um clique, esse Assistente também irá vincular a Documentação KaOS e todas as informações de contato.Também está incluído uma ferramenta específica KaOS para escrever arquivos ISO para USB. Não só o IsoWriter escreve para o USB, mas também oferece a opção de recuperar sua chave USB depois de usá-lo para um ISO, algo que a cópia dd normal ou o Imagewriter usado anteriormente não eram capazes de fazer. Novo nesta versão é a capacidade de verificar a integridade da unidade flash USB escrita em comparação com o arquivo ISO baixado. Isso também pode ser feito no Dolphin, clique com o botão direito do mouse no arquivo ISO, selecione Ações, em seguida, selecione Verify ISO WriteEste ISO usa o sistema de arquivos XFS habilitado para CRC e finobt como padrão. Os CRCs permitem uma melhor detecção de erros devido a problemas de hardware, enquanto as mudanças de formato também melhoram os algoritmos de recuperação de falhas ea capacidade de várias ferramentas para validar e reparar as corrupções de metadados quando são encontradas. O Free Inode Btree não indexa os inodos usados, permitindo um desempenho de alocação de inodes mais rápido e consistente conforme a idade dos sistemas de arquivos.O KaOS usa Systemd fornecido Systemd-boot para instalações UEFI.
Calamares
A estrutura de instalação utilizada foi movida para a série 3.1.3. Destaques das mudanças e adições:
- A página de resumo agora mostra a informação de idiomas e formatos de números.
- Os botões Sair e Terminado agora têm uma dica de ferramenta explicando o que eles farão.
- No final do processo de instalação, aparece uma notificação na área de notificação do sistema.
- Os sistemas de arquivos Fat32 agora são gerenciados corretamente, mesmo quando incorretamente incorreto.
- Os tamanhos do sistema de arquivos agora são exibidos com um sufixo MB.
- Instalar em RAID ou LVM atualmente não é possível
Para criar uma mídia de instalação confiável, siga as instruções da página de download. KaOS ISO não suporta unetbootin ou Rufus, e os DVDs precisam de uma velocidade de gravação não superior a 4x.
Fonte: https://kaosx.us/news/2017/kaos09/
Comentários
Postar um comentário